Quer um acompanhamento leve para torradas, um recheio saboroso para sanduíches ou um petisco rápido para servir com legumes? O patê de ricota é a solução perfeita! Mais leve que as versões com maionese ou creme de leite puros, ele é feito em minutos e pode ser personalizado com seus temperos favoritos.
É aquela receita coringa, ideal para um lanche rápido, para receber amigos ou simplesmente para ter uma opção saborosa e mais saudável na geladeira. Esqueça os patês industrializados e aprenda a fazer o seu em casa!
Ingredientes Base:
- 1 pote de ricota fresca (aprox. 250g a 300g), bem escorrida se tiver muito soro
- 2 a 3 colheres de sopa de azeite extra virgem OU iogurte natural sem açúcar (para dar liga e cremosidade)
- Sal a gosto
- Pimenta-do-reino moída na hora a gosto
+ Ingredientes para Dar Sabor (Escolha seus favoritos!):
- Opção Ervas Finas: 2 colheres de sopa de cheiro-verde (salsinha e cebolinha) bem picadinho + 1 colher de chá de orégano (ou outras ervas como manjericão, dill).
- Opção Alho: 1 dente de alho pequeno amassado ou bem picadinho (ou alho em pó a gosto).
- Opção Azeitonas: 2 colheres de sopa de azeitonas verdes ou pretas bem picadinhas.
- Opção Tomate Seco: 2 colheres de sopa de tomate seco (drenado do óleo) bem picadinho.
- Opção Limão Siciliano: Raspas da casca de 1/2 limão siciliano + 1 fio de suco de limão.
(Você pode combinar alguns sabores, como ervas + alho ou ervas + limão!)
Modo de Preparo (Super Fácil!):
- Prepare a Ricota: Coloque a ricota escorrida em uma tigela.
- Escolha a Textura:
- Método Manual (Mais Textura): Amasse bem a ricota com um garfo. Adicione o azeite ou iogurte, o sal, a pimenta e os temperos escolhidos (ervas, alho, azeitonas, etc.). Misture tudo muito bem com o garfo até incorporar, mas mantendo alguma textura da ricota.
- Método Processador/Mixer (Mais Cremoso): Coloque a ricota, o azeite ou iogurte, o sal, a pimenta e os temperos escolhidos no copo de um processador, mixer ou liquidificador (pode precisar de um pouco mais de azeite/iogurte no liquidificador para bater). Bata/processe até obter um creme liso e homogêneo.
- Ajuste e Gele: Prove o patê e ajuste o sal ou outros temperos se necessário. Transfira para um pote com tampa.
- Tempo de Geladeira: Leve à geladeira por pelo menos 30 minutos antes de servir. Isso ajuda os sabores a se misturarem e o patê a firmar um pouco.
- Sirva: Sirva frio com torradas, pães, biscoitos salgados, palitos de cenoura, pepino, aipo ou como recheio de sanduíches naturais.
Dicas Rápidas:
- Ricota: Use ricota fresca de boa qualidade e escorra bem o soro para não aguar o patê.
- Cremosidade: Ajuste a quantidade de azeite ou iogurte para atingir a consistência desejada (mais ou menos cremosa). Cream cheese ou um pouco de maionese também podem ser usados para variar a cremosidade e sabor.
- Sabores: Seja criativo! Experimente adicionar raspas de limão, páprica, pimenta calabresa, mostarda dijon… as possibilidades são muitas!
- Durabilidade: Guarde na geladeira em pote bem fechado por até 3-4 dias.
Conclusão:
Mais fácil impossível, não é? O patê de ricota caseiro é a prova de que dá para fazer um petisco ou acompanhamento delicioso, leve e versátil em questão de minutos. Perfeito para qualquer hora e para todos os gostos!
Qual sua combinação de temperos favorita para patê de ricota? Conte pra gente nos comentários e marque o @MaisPinhaisreceitas quando fizer o seu! 😉