Tem dia que pede um petisco saboroso e reconfortante, não é mesmo? E o Bolinho de Carne Moída caseiro é a pedida perfeita! Seja para acompanhar uma cervejinha, para servir em uma reunião com amigos ou simplesmente para um lanche diferente, esse salgadinho é sempre bem-vindo.
Esqueça as versões congeladas! Com esta receita fácil, usando uma base de purê de batata para dar maciez e liga, você vai preparar bolinhos super saborosos, sequinhos por fora e macios por dentro. É o clássico de boteco feito no capricho da sua cozinha!
Ingredientes
- Para a Carne Moída Refogada:
- 250g de carne moída (acém ou patinho)
- 1/2 cebola picadinha
- 1 dente de alho picado
- 1 fio de óleo ou azeite
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- Cheiro-verde picado (salsinha e cebolinha) a gosto
- Para a Massa do Bolinho:
- 2 batatas médias (cerca de 300g) cozidas e espremidas (como purê)
- A carne moída refogada (preparada acima), fria e bem sequinha
- 1 gema de ovo
- Sal e pimenta-do-reino a gosto (ajuste considerando o tempero da carne)
- Opcional: 1 a 2 colheres de sopa de farinha de trigo (se a massa estiver muito mole)
- Para Empanar:
- 1/2 xícara de chá de farinha de trigo
- 1 a 2 ovos batidos
- 1 xícara de chá de farinha de rosca (ou Panko para mais crocância)
- Para Fritar:
- Óleo vegetal para fritura por imersão
Materiais necessários
- Panela para cozinhar batatas
- Panela ou frigideira para refogar a carne
- Amassador de batatas ou espremedor
- Tigela grande
- Pratos fundos (3) para empanar
- Panela funda ou Fritadeira para fritar
- Escumadeira
- Papel toalha
Modo de preparo
- Prepare a Carne Moída: Aqueça um fio de óleo em uma panela e refogue a cebola e o alho. Adicione a carne moída e cozinhe, mexendo para soltá-la, até perder a cor rosada e ficar cozida. Tempere com sal e pimenta. Deixe cozinhar até que todo o líquido tenha secado – a carne deve ficar bem sequinha. Misture o cheiro-verde. Retire do fogo e deixe esfriar completamente.
- Prepare o Purê: Cozinhe as batatas em água com sal até ficarem muito macias. Escorra muito bem e passe pelo espremedor (ou amasse bem com garfo) ainda quentes para obter um purê liso. Deixe o purê esfriar completamente.
- Faça a Massa: Em uma tigela grande, junte o purê de batata frio, a carne moída refogada fria e sequinha, e a gema de ovo. Tempere com um pouco mais de sal (prove antes!) e pimenta, se necessário. Misture tudo muito bem com as mãos até formar uma massa homogênea. Se a massa estiver muito mole e pegajosa (depende da umidade da batata), adicione 1 ou 2 colheres de sopa de farinha de trigo, apenas para dar liga suficiente para modelar. Não adicione muita farinha.
- Modele os Bolinhos: Com as mãos levemente untadas com óleo, pegue pequenas porções da massa e modele no formato desejado: bolinhas ou croquetes mais alongados. Faça todos de tamanho parecido para fritarem por igual.
- Empane: Prepare três pratos: um com farinha de trigo, um com os ovos batidos, um com a farinha de rosca. Passe cada bolinho primeiro na farinha de trigo (tirando o excesso), depois no ovo batido (deixando escorrer) e por último na farinha de rosca (ou Panko), cobrindo bem toda a superfície.
- Frite: Aqueça bastante óleo em uma panela funda em fogo médio (170°C a 180°C). Frite os bolinhos empanados aos poucos (4 a 5 por vez), sem lotar a panela. Deixe fritar por cerca de 3 a 5 minutos, virando se necessário, até ficarem bem dourados e crocantes por fora.
- Escorra: Retire os bolinhos com uma escumadeira e coloque sobre bastante papel toalha para absorver o excesso de óleo.
- Sirva: Sirva imediatamente, bem quentinhos e crocantes, acompanhados de limão, molho de pimenta ou seu molho preferido!
Dicas para o Bolinho Perfeito:
- Ingredientes Frios e Secos: Tanto o purê quanto a carne moída devem estar completamente frios e o mais secos possível para a massa dar liga e os bolinhos não desmancharem ou encharcarem.
- Massa no Ponto: A massa deve ser macia, mas firme o suficiente para modelar. Use a farinha extra com moderação, se necessário.
- Empanar Bem: Garante a casquinha crocante e sequinha.
- Fritura Correta: Óleo na temperatura certa (médio) e fritar poucos por vez são essenciais para não encharcar e cozinhar por igual.
Variação:
Se quiser um toque extra, adicione um cubinho pequeno de queijo mussarela no centro de cada bolinho ao modelar!
Conclusão:
Bolinho de Carne Moída caseiro é bom demais! Crocante por fora, macio e cheio de sabor por dentro, é o petisco perfeito para qualquer hora. Com essa receita fácil usando a base de batata, seus bolinhos ficarão irresistíveis e sequinhos!
Gostou da receita? Qual seu petisco de boteco favorito? Conta pra gente nos comentários e marque o @MaisPinhaisreceitas! 😉